SEGUNDO
MOMENTO MODERNISTA - A POESIA ( 1930 – 1945 )
FATOS
HISTÓRICOS E CARACTERÍSTICAS LITERÁRIAS DA SEGUNDA GERAÇÃO
a)
Desgaste da política do café com leite ( crise política das oligarquias
cafeeiras );
b)
Quebra da Bolsa de Nova Iorque ( 1929);
c)
Revolução de 30;
d)
Industrialização; diversificação do capital;
e)
Remodelação da estrutura econômica agroexportadora;
f)
Início da era Vargas, a sua ascensão e consolidação de seu poder;
g)
Em termos culturais amplos, trata-se de um momento de busca de novos caminhos:
filosóficos, sociais, políticos, existenciais;
h)
Na literatura, a segunda geração do Modernismo é a expressão desse momento. O
início em 1930, é marcado pela publicação de Alguma Poesia de Carlos
Drummond de Andrade, e encerrada em 1945, com a morte
de Mário de Andrade;
i)
Quanto à criação: os versos são livres, há liberdade temática, com introdução
do prosaico (vulgar), do coloquial e do irônico no contexto poético, o anti-academicismo
e o engajamento do escritor nas questões de seu tempo.
j)
Amadurecimento e aprofundamento das conquistas da geração de 1922.
PRINCIPAIS
AUTORES NA POESIA: Carlos Drummond de Andrade; Vinícius de Moraes;
Cecília Meireles; Murilo Mendes; Jorge de Lima e Mário Quintana.
CARLOS
DRUMMOND DE ANDRADE ( 1902 – 1987 )
Sua obra
atravessa praticamente todas as modalidades da poética posterior a 22,
tornando-se uma espécie de mostruário das várias tendências modernistas. Suas
poesias refletem os problemas do mundo, do ser humano universal diante
dos regimes totalitários, da Segunda Guerra, da Guerra Fria.Drummond ingressa na literatura em 1930, com o livro Alguma
Poesia no periódico A
Revista.
No início, (Alguma Poesia), a obra de Drummond apresenta poemas com certa
dose de humor, revelando uma forma cautelosa, desconfiada e pessimistamente
reservada no sentir e refletir. O poeta é o espectador de um mundo à sua
frente, mundo que tenta descrever, ou com quem tenta dialogar . O seu
referencial é sempre seu próprio eu insatisfeito.
Como marca do estilo drumoniano, encontramos a repetição proposital, para dar
mais ênfase à mensagem. Além disso, o poeta revela, em seu cotidiano,
transposto à sua obra, uma sensível preocupação com os homens e com o mundo.
Outras
obras: Confissões de Minas; O gerente; contos e Aprendiz; Cadeira de
Balanço; Boca de Luar; O Avesso das Coisas, etc.
MURILO
MENDES ( 1901 – 1975 )
Este
poeta tem curiosa trajetória no Modernismo brasileiro: das sátiras e
poemas-piada ao estilo oswaldiano, caminha para uma poesia religiosa, sem
perder contato com a realidade social; o próprio poeta afirma que o social não
se opões ao religioso. Tal fato lhe permite acompanhar todas as transformações
vividas pelo século XX, quer no campo econômico e político – a guerra foi tema
de vários dos seus poemas, quer no campo artístico, sendo o poeta modernista
brasileiro mais identificado com o Surrealismo europeu.
ALGUMAS
OBRAS: Poemas
( livro de estreia); A Poesia em Pânico; O Visionário; Poesia Liberdade., etc.
JORGE DE
LIMA (1895 – 1953)
Jorge
Mateus de Lima estreia na literatura em 1914, ainda fortemente
influenciado pelo Parnasianismo, com XIV Alexandrinos.
Um salto de quase três lustros, (
espaço de 5 anos ) entre os XIV Alexandrinos e Poemas, e o poeta ingressa
na correnteza pelo verso livre, descritivo e narrativo, mais prosa versificada
que poesia.
A exemplo de Murilo Mendes, Jorge de Lima também trilhou caminhos
curiosos na literatura: de poeta parnasiano, chega a uma poesia social
paralela a uma religiosa. Em certos momentos, aborda uma temática mais ampla,
ao denunciar as desigualdades sociais, atingindo maravilhosa expressão poética
por meio de um hábil jogo com as palavras.
A
partir de Tempo e Eternidade, há uma preocupação da
“restauração da Poesia em Cristo” em trabalho conjunto com Murilo Mendes, em
que se observa a luta entre o material e o espiritual.
Algumas
obras: XIV
Alexandrinos ( poesia ); O Mundo do Menino Impossível ( poesia );
Poemas ( poesia ); Salomão e as Mulheres ( romance ); O Anjo (
romance ); etc.
CECÍLIA MEIRELES ( 1901 – 1964 )
Foi
professora e jornalista. Um dos aspectos fundamentais da poética de
Cecília Meireles é sua consciência da transitoriedade das coisas; por isso
mesmo, o tempo é personagem central de sua obra : o tempo passa, é fugaz.
Cecília ingressa no âmbito literário com 18 anos de idade, com a
obra Espectros, de
tom parnasiano. Em 1923, começa a publicação de alguns livros simbolistas: Nunca
Mais e Poema dos Poemas, Baladas para El-Rei.
Grande sensibilidade aparece em Mar Absoluto e Solombra. Em Romanceiro
da Inconfidência, exalta os vultos da pátria, cultuando-os em versos
dramáticos.
Distingue-se também pelo esmero com que construiu seus versos. Insuperável nos
metros curtos. Por tudo isso, Cecília Meireles é considerada uma das maiores
poetisas da língua portuguesa
TEMAS: a
natureza; a beleza ( efêmera); o mundo e a vida ( fugazes ); o passado (
a dor da ausência )
Algumas
obras : Espectros; Nunca Mais ...e Poema dos Poemas; Baladas
para El-Rei; Viagem; Antologia Poética; O menino atrasado ( teatro );
Romanceiro da Inconfidência; Mar Absoluto; etc.
A partir
da década de 30, o regionalismo nordestino resultou em brilhantes obras
literárias, com nomes que vão de Graciliano Ramos, José Lins do Rego,
José Américo de Almeida, Rachel de Queiroz e Jorge Amado, no romance, a João
Cabral de Melo Neto, na poesia.
VINÍCIUS
DE MORAES ( 1913 – 1980)
Em
1933, publica seu primeiro livro de poesia, O caminho para a Distância. Vinícius
de Moraes tem o início de sua carreira, a exemplo de Cecília Meireles,
intimamente ligado ao neo-simbolismo da “corrente espiritualista” e à
renovação católica da década de 30. Percebe-se, em vários de seus poemas dessa
fase, um tom bíblico, seja nas epígrafes, seja diluído pelos versos. No
entanto, o eixo de sua obra logo se desloca para um sensualismo erótico o que
vem acentuar uma contradição entre o prazer da carne e a formação
religiosa; destaque também para a valorização do momento.
A
temática social também aparece em poemas de Vinícius de Moraes, os quais
lograram obter o mesmo grau de popularidade que suas composições voltadas
para o amor. Necessário também se faz salientar a importante
participação de Vinícius na evolução da música popular brasileira desde a
bossa-nova,em fins dos anos 50, até os nossos dias.
Algumas
obras: O Caminho para a Distância; Novos Poemas; Pátria Minha; A
Arca de Noé; Poesia Completa e Prosa; Antologia Poética; etc.
RACHEL DE
QUEIROZ ( 1910 – 2003 ) :
em 1930 publica seu primeiro romance: O
Quinze ( há uma exposição da luta secular de um povo contra a miséria
e a seca ).
Sua obra é marcada pelo forte caráter regionalista dos romances
modernistas: o Ceará, sua gente, seu romance mais social, mais político: foi
publicado em 1937, no início do Estado Novo de Getúlio Vargas.
Outras
obras: João Miguel; As Três Marias; Dora Doralina.
Em
1977 quebrou uma tradição: tornou-se a primeira mulher a assumir uma cadeira na
Academia Brasileira de Letras.
Na
obra: João Miguel, a autora conta a história de um presidiário em pequena
cidade do interior. Há neste romance profundas preocupações sociais e uma
intensa análise psicológica.
JORGE
AMADO ( 1912 - 2001 ):
Estreou em 1931 com País do Carnaval. De
1931 a 1946, foram doze romances retratando a zona urbana de Salvador com seus
marinheiros, meninos abandonados, malandros, ora z zona cacaueira do sul da
Bahia.
Os livros de Jorge Amado
têm grande força lírica e seus personagens são envolvidos por
irresistível simpatia humana.
Suas
primeiras obras apresentam problemas sócio-políticos. Posteriormente, ganham
força pela realização dos personagens, casos e costumes, dos tipos baianos das
classes média e humilde, e, sobretudo, quando se identificam com a gente pobre
do cais de Salvador.
Obras:
O País do Carnaval; Cacau; Suor; Jubiabá; Capitães de Areia; Terras do Sem Fim;
Gabriela, Cravo e Canela; etc.
GRACILIANO
RAMOS ( 1892 - 1953 ) :
alagoano; estreia em livro, em 1933, com o romance Caetés. Em Memórias
do Cárcere ele relata todo o sofrimento e humilhações sofridas em
presídios,pois fora preso por atividades consideradas subversivas.
As obras: Caetés,
São Bernardo e Angústia são consideradas obras de caráter psicológico.
Com Vidas Secas, o romance sócio-político atinge seu ponto
culminante,na qual,narra o drama social e geográfico de uma região miserável,
cuja população encontra-se representada por uma família: Fabiano, Sinhá
Vitória, dois filhos e a cachorra Baleia.Dominados pela seca e pela opressão
dos poderosos, eles vão se mover num espaço físico que não oferece saída. A
trajetória é circular, ou seja eles acabam voltando sempre para o lugar de
partida.
Em
Infância e Memórias do Cárcere são obras de caráter autobiográfico
Os
críticos afirmam que Graciliano Ramos tem uma grande capacidade de dizer o
essencial das coisas em poucas palavras.
O MODERNISMO - 3ª FASE - 1945 ATÉ HOJE
Fim da 2ª
Guerra Mundial, início da Era Atômica com as explosões de Hiroxima e Nagazaki.
Cria-se a ONU (Organização das Nações Unidas); mais tarde, publica-se A Declaração
dos Direitos do Homem, logo depois inicia-se a Guerra Fria.
Os
Estados Unidos e União Soviética determinam os desígnios da política
internacional. A tensão mundial aumenta sem provocar conflitos diretos, é a
chamada Guerra Fria.
A 30 de
abril de 1945, os soviéticos fincam a sua bandeira no alto do Planejamento
alemão, e Hitler suicida-se junto com a sua mulher, Eva Braun. A capital alemã
em ruínas é ocupada em 2 de maio pelo exército da URSS, com a prisão de 135 mil
defensores da cidade. Cinco dias mais tarde, a Alemanha rende-se
incondicionalmente.
Países do
Eixo de um lado ( Alemanha, Itália e Japão) e do outro, os aliados (
Inglaterra, Estados Unidos, União Soviética ( hoje Rússia) e China).
Os
Estados Unidos tomam a iniciativa de reconquistar a Ásia. Em 6 de agosto de
1945, a 1ª bomba lançada sobre Hiroxima, matando 100 mil pessoas. Três dias ,
uma segunda bomba cai sobre Nagazaki, provocando mais de 70 mil vítimas fatais.
Em 2 de
setembro de 1945, o Japão rende-se aos Exércitos norte-americanos. É o final da
2ª Guerra Mundial.
À
medida que a Europa é libertada da dominação alemã, a humanidade constata a
extensão das atrocidades cometidas durante os quatro anos de luta, em
particular nos campos de concentração e extermínio estabelecidos pelos
nazistas. Os gastos com a guerra chegam a US$ 1,4 trilhão.
São os
grandes vencedores, Estados Unidos, União Soviética (hoje Rússia), que
determinam os desígnios da política internacional.
No
Brasil, fim da ditadura de Getúlio Vargas; início da redemocratização
brasileira; os partidos são legalizados e abre-se um novo tempo de perseguições
políticas, ilegalidades, exílios.
A literatura passa
por profundas modificações. O tempo, excelente crítico literário, encarrega-se
da seleção.
A prosa,
tanto nos romances como nos contos, busca uma literatura intimista, de sondagem
psicológica, introspectiva, com destaque todo especial paraClarice Lispector e João
Guimarães Rosa com uma produção fantástica aderindo o regionalismo, e
sua recriação de costumes e da fala sertaneja, penetrando fundo na psicologia
do jagunço (capanga) do Brasil central.
Na poesia,
o final dos anos 40, revela um dos ,mais importantes poetas da nossa literatura, João
Cabral de melo Neto ( autor de Morte e Vida Severina).
JOÃO
GUIMARÃES ROSA (1908 - 1967)
Formou-se
médico em Belo Horizonte; revelando-se desde cedo um apaixonado da Natureza,
pelos sertanejos e pelo estudo das línguas. das línguas, Ingressou na carreira
diplomática, servindo em Hamburgo (Alemanha). Trabalhou também em Bogotá (
capital da Colômbia) e Paris. Foi também ministro no Brasil ( 1958 ).
Sua
carreira de escritor só obteve reconhecimento geral a partir de 1956 com Grande
Sertão Veredas e Corpo de Baile, que a partir da 3ª edição
tripartiu-se em volumes autônomos: Manuelzão e Miguilim (
“Campo Geral” e uma “Estória de Amor”).
Outras
obras: Sagarana (soma
de saga, que vem do alemão, que significa lenda ).É
um livro de nove estórias: O Burrinho Pedrês; A volta do marido pródigo;
Sarapalha; Duelo; Minha gente; São Marcos; Corpo fechado; Conversa de bois; A
hora e a vez de Augusto Matraga.
Primeiras
Estórias (
1962 ).
A
linguagem regionalista acaba assumindo a característica de experiência estética
universal, compreendendo a fusão entre o real e o mágico. Aparece muito em suas
obras, recursos da expressão poética: aliterações, onomatopéias, rimas
internas, elipses, metáforas, neologismos, anáforas, metonímias, etc.Aliteração:
repetição da mesma consoante
Anáfora: repetição intencional de
palavras no início de um período, frase ou verso.
Neologismo:
criação de uma palavra nova
Elipse:
omissão de uma palavra
CLARICE
LISPECTOR ( 1925 - 1977 )
Nasceu na
Ucrânia e com dois meses de idade, veio com a família para o Brasil, fixando-se
em Recife. Em 1937 transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde terminou o
secundário e cursou Direito.
Em 1944,
escreveu: Perto do coração selvagem ( romance introspectivo).
Outras
obras que merecem destaque: A hora da estrela; Laços de família ( são 13
contos).0
Características
de suas obras:
As
histórias raramente têm começo, meio e fim. As personagens e narradores
aventuram-se através da imaginação. Clarice reflete circunstâncias econômicas e
sociais. Sua literatura é um ambíguo espelho da mente; narrativa interiorizada.
Um fato exterior pode liberar até o inconsciente da personagem.
Sua obra
revela o questionamento do ser, o “estar no mundo”; apresenta uma certa
ambiguidade entre o “eu” e o “não eu” entre o “ser” e o “não ser”.
Sua linguagem apresenta
metáforas; seus textos são excessivamente herméticos ( de difícil compreensão);
filosofia pessimista, angústia existencial, desespero.
JOÃO
CABRAL DE MELO NETO (1920 – 1999)
Nasceu no
Recife. Diplomata de carreira, em 1969 foi eleito para a Academia Brasileira de
Letras.
O
objetivismo formal e a participação social - constitui a mais
importante de suas características literárias.
Obras:
coletânea: Pedra do sono ( poesia); O engenheiro; Psicologia da Composição; O
cão sem plumas; O rio ; Duas águas ( que inclui o poema dramático “Morte e vida
Severina”); Poesias completas; Auto do frade e entre outras.
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