MODERNISMO
BRASILEIRO - TRÊS GERAÇÕES
Abaporu, Tarsila do Amaral
PRIMEIRA FASE MODERNISTA (1922-1930)
É A FASE DA IMPLANTAÇÃO
INÍCIO: Semana da Arte Moderna
FIM: Revolução de trinta e tomada de poder por
Getúlio Vargas.
FATOS
HISTÓRICOS
· Fim das oligarquias rurais e da política café
com leite
· Revolução de 1930 (Getúlio no poder)
REVISTAS: Klaxon e Antropofagia
MANIFESTOS: Poesia Pau-Brasil, Verde Amarelista
e Regionalista de 1926.
CARACTERÍSTICAS GERAIS
· Forma e conteúdo: liberdade formal (crítica do
país)
· Poemas-piada: sátira de costumes
passadista e de velhas escolas literárias
· Paródia e literatura popular: sátira de
obras sérias do passado.
· Verso livre e linguagem
coloquial: literatura próxima da fala popular
· Rompimento com o passado: procura do
moderno, do original, do polêmico
· Nacionalismo: crítico (denúncia da
realidade) e ufanista (Verde-Amarelista)
AUTORES:
· MÁRIO DE ANDRADE: linguagem coloquial /
folclore / Macunaíma (anti-herói)
· OSWALD DE ANDRADE: nacionalismo crítico
/ paródia / linguagem coloquial / valorização do cotidiano / poema-pílula /
capítulos curtos.
· MANUEL BANDEIRA: Libertinagem (liberdade
de conteúdo e de forma) / temas autobiográficos (infância, família, morte,
cotidiano, humor, ceticismo, ironia, idealização de um mundo melhor).
· OUTROS AUTORES: Antônio de Alcântara
Machado, Menotti de Picchia, Guilherme de Almeida, Cassiano Ricardo e Plínio
Salgado.
SEGUNDA FASE MODERNISTA (1930-1945)
É A FASE DA ESTABILIZAÇÃO
FATOS HISTÓRICOS
· Brasil: Ditadura do Getúlio Vargas
· Fora do Brasil: depressão econômica /
nazismo / Segunda Guerra Mundial
A) POESIA – CARACTERÍSTICAS:
· PREOCUPAÇÃO
SOCIAL: necessidade de compreender o mundo transformado pela guerra.
· LINGUAGEM: versos livres e brancos, mas
o poeta pode ser formal.
· POESIA INTIMISTA: questão espiritual ou
reflexão amorosa.
AUTORES:
· MURILO MENDES: sátira / poemas- piada /
poesia religiosa / “Tempo e Eternidade” (parceria com Jorge de Lima) /
consciência do caos / ordena o caos: lógica, criatividade, libertação do
trabalho poético.
· JORGE DE LIMA: parnasiano / poesia
social / poesia religiosa / desigualdade social.
· CARLOS DUMMONDE DE
ANDRADE: representação do cotidiano / nega toda forma de fuga à realidade
/ cético / presente (solução: união e trabalho coletivo)
· CECÍLIA MEIRELES: inspiração
neo-simbolista (Revista “Festa”) / intimismo / sonho / solidão / tempo
(transitoriedade) / linguagem simbólica / sinestesia / musicalidade.
· VINÍCIUS DE MORAES: neo-simbolista /
renovação caótica da década de 30 / tom religioso / sensualismo erótico (prazer
da carne X formação religiosa) / valorização do presente / felicidade X
infelicidade / inspiração poética: tristeza.
· OUTROS AUTORES: Cassiano Ricardo e
Augusto Frederico Schmidt
B) ROMANCE – CARACTERÍSTICAS:
· REALISMO CRÍTICO: critica-se para
denunciar uma questão social e, assim, chegar a uma solução
· SITUAÇÃO DOS PROLETARIADOS
RURAIS: presença do homem do sertão.
· LINGUAGEM PRÓXIMA DA FALA: reprodução da
fala regional.
QUADRO
GERAL DO AUTORES REGIONALISTAS DOS ANOS 30
AUTORES
|
OBRA PRINCIPAL
|
REGIÃO/ASSUNTO
|
José Américo de Almeida
|
A bagaceira
|
Sertão nordestino / seca
|
Rachel de Queiroz
|
O Quinze
|
Sertão nordestino / seca
|
Graciliano Ramos
|
Vidas secas
|
Sertão nordestino / seca
|
José Lins do Rego
|
Fogo morto
|
Sertão nordestino / engenho e cangaço
|
Jorge amado
|
Gabriela, cravo e canela
|
Sertão e litoral baiano / cacau, religião e amor
|
Érico Veríssimo
|
O tempo e o vento
|
Pampa gaúcho e cidade / colonização, história e
dramas urbanos
|
Cornélio Pena
|
Fronteira
|
Zona Rural Mineira /introspecção
|
Dionélio Machado
|
Os ratos
|
Cidade gaúcha / dramas urbanos
|
Octávio de Faria
|
Tragédia burguesa
|
Rio de Janeiro / análise social
|
Cyro dos Anjos
|
O amanuense Belmiro
|
Zona urbana mineira / análise social
|
Marques Rabelo
|
A estrela sobe
|
Rio de Janeiro / análise social.
|
TERCEIRA FASE MODERNISTA (1945-1960)
É A FASE PÓS-MODERNISTA
A) POESIA - CARACTERÍSTICAS
GERAIS
· RIGOR DA FORMA: neoparnasianismo
(perfeição verbal)
· OBJETIVOS POÉTICOS DIFERENTES: estética
formalista, poesia participante, tensões sociais.
· POEMA-PIADA: vulgaridade, exagero.
· PARTICIPAÇÃO SOCIAL
PRINCIPAIS
AUTORES:
1-JOÃO CABRAL DE MELO NETO: “poeta de
simetrias” / objetividade / tendência surrealista / temática: a) Nordeste e seu
povo; b) Espanha e suas paisagens.
2- FERREIRA GULLAR: poesia participante
(problemas sociais)
B) CONCRETISMO (VANGUARDA POÉTICA)
· AUTORES INFLUENCIADORES: Oswald de Andrade
(poemas radicais) e João Cabral de Melo Neto (linguagem econômica e objetiva)
CARACTERÍSTICAS:
-ROMPIMENTO COM O DISCURSO TRADICIONAL
-DESINTEGRAÇÃO COM O VERSO: verbal
(aspecto sintático e semântico) / oral (aspecto sonoro) / visual (aspecto
gráfico)
Ex.: beca coca cola
babe cola
beba coca
babe cola
caco
cola
CLOACA
(Décio Pignatari)
PRINCIPAIS
AUTORES:
· DÉCIO PIGNATARI
· IRMÃOS: AROLDO DE CAMPOS E AUGUSTO DE CAMPOS
C) FICÇÃO –
CARACTERÍSTICAS:
· NARRATIVAS INTERIORIZADAS: fluxo da
consciência.
· UTILIZAÇÃO DA PRIMEIRA PESSOA: narrador
é a pessoa que confessa e o leitor é confidente.
· APROXIMAÇÃO DA PROSA COM A
POESIA: lirismo na prosa (ritmo, rima, aliterações, neologismo, etc.)
PRINCIPAIS
AUTORES:
· CLARICE LISPECTOR: “Perto do coração
selvagem” (1943) / interiorização do ser humano / revalorização das palavras
(entrelinhas)
· GUIMARÃES ROSA: Sagarana (1946) e Grande
sertão veredas (1956) / revalorização da linguagem (neologismo) /
universalização do regional / particularidades da fala sertaneja.
Nenhum comentário:
Postar um comentário