quarta-feira, 26 de setembro de 2012

SÍNTESE DAS TRÊS FASES DO MODERNISMO


MODERNISMO BRASILEIRO - TRÊS GERAÇÕES



                                     Abaporu, Tarsila do Amaral


PRIMEIRA FASE MODERNISTA (1922-1930)
É A FASE DA IMPLANTAÇÃO

INÍCIO: Semana da Arte Moderna
FIM: Revolução de trinta e tomada de poder por Getúlio Vargas.

FATOS HISTÓRICOS
·         Fim das oligarquias rurais e da política café com leite
·         Revolução de 1930 (Getúlio no poder)

REVISTAS: Klaxon e Antropofagia

MANIFESTOS: Poesia Pau-Brasil, Verde Amarelista e Regionalista de 1926.

CARACTERÍSTICAS GERAIS

·         Forma e conteúdo: liberdade formal (crítica do país)

·         Poemas-piada: sátira de costumes passadista e de velhas escolas literárias

·         Paródia e literatura popular: sátira de obras sérias do passado.

·         Verso livre e linguagem coloquial: literatura próxima da fala popular

·         Rompimento com o passado: procura do moderno, do original, do polêmico

·         Nacionalismo: crítico (denúncia da realidade) e ufanista (Verde-Amarelista)

AUTORES:

·         MÁRIO DE ANDRADE: linguagem coloquial / folclore / Macunaíma (anti-herói)

·         OSWALD DE ANDRADE: nacionalismo crítico / paródia / linguagem coloquial / valorização do cotidiano / poema-pílula / capítulos curtos.

·         MANUEL BANDEIRA: Libertinagem (liberdade de conteúdo e de forma) / temas autobiográficos (infância, família, morte, cotidiano, humor, ceticismo, ironia, idealização de um mundo melhor).

·         OUTROS AUTORES: Antônio de Alcântara Machado, Menotti de Picchia, Guilherme de Almeida, Cassiano Ricardo e Plínio Salgado.

SEGUNDA FASE MODERNISTA (1930-1945) 
É A FASE DA ESTABILIZAÇÃO

FATOS HISTÓRICOS

·         Brasil: Ditadura do Getúlio Vargas
·         Fora do Brasil: depressão econômica / nazismo / Segunda Guerra Mundial

A) POESIA – CARACTERÍSTICAS:

·         PREOCUPAÇÃO SOCIAL: necessidade de compreender o mundo transformado pela guerra.
·         LINGUAGEM: versos livres e brancos, mas o poeta pode ser formal.
·         POESIA INTIMISTA: questão espiritual ou reflexão amorosa.

AUTORES:
·         MURILO MENDES: sátira / poemas- piada / poesia religiosa / “Tempo e Eternidade” (parceria com Jorge de Lima) / consciência do caos / ordena o caos: lógica, criatividade, libertação do trabalho poético.

·         JORGE DE LIMA: parnasiano / poesia social / poesia religiosa / desigualdade social.

·         CARLOS DUMMONDE DE ANDRADE: representação do cotidiano / nega toda forma de fuga à realidade / cético / presente (solução: união e trabalho coletivo)

·         CECÍLIA MEIRELES: inspiração neo-simbolista (Revista “Festa”) / intimismo / sonho / solidão / tempo (transitoriedade) / linguagem simbólica / sinestesia / musicalidade.

·         VINÍCIUS DE MORAES: neo-simbolista / renovação caótica da década de 30 / tom religioso / sensualismo erótico (prazer da carne X formação religiosa) / valorização do presente / felicidade X infelicidade / inspiração poética: tristeza.

·         OUTROS AUTORES: Cassiano Ricardo e Augusto Frederico Schmidt

B) ROMANCE – CARACTERÍSTICAS:
·         REALISMO CRÍTICO: critica-se para denunciar uma questão social e, assim, chegar a uma solução
·         SITUAÇÃO DOS PROLETARIADOS RURAIS: presença do homem do sertão.
·         LINGUAGEM PRÓXIMA DA FALA: reprodução da fala regional.

QUADRO GERAL DO AUTORES REGIONALISTAS DOS ANOS 30

AUTORES
OBRA PRINCIPAL
REGIÃO/ASSUNTO
José Américo de Almeida
A bagaceira
Sertão nordestino / seca
Rachel de Queiroz
O Quinze
Sertão nordestino / seca
Graciliano Ramos
Vidas secas
Sertão nordestino / seca
José Lins do Rego
Fogo morto
Sertão nordestino / engenho e cangaço
Jorge amado
Gabriela, cravo e canela
Sertão e litoral baiano / cacau, religião e amor
Érico Veríssimo
O tempo e o vento
Pampa gaúcho e cidade / colonização, história e dramas urbanos
Cornélio Pena
Fronteira
Zona Rural Mineira /introspecção
Dionélio Machado
Os ratos
Cidade gaúcha / dramas urbanos
Octávio de Faria
Tragédia burguesa
Rio de Janeiro / análise social
Cyro dos Anjos
O amanuense Belmiro
Zona urbana mineira / análise social
Marques Rabelo
A estrela sobe
Rio de Janeiro / análise social.

TERCEIRA FASE MODERNISTA (1945-1960) 
É A FASE PÓS-MODERNISTA

A) POESIA - CARACTERÍSTICAS GERAIS

·          RIGOR DA FORMA: neoparnasianismo (perfeição verbal)

·         OBJETIVOS POÉTICOS DIFERENTES: estética formalista, poesia participante, tensões sociais.

·         POEMA-PIADA: vulgaridade, exagero.

·         PARTICIPAÇÃO SOCIAL

PRINCIPAIS AUTORES:

1-JOÃO CABRAL DE MELO NETO: “poeta de simetrias” / objetividade / tendência surrealista / temática: a) Nordeste e seu povo; b) Espanha e suas paisagens.

2- FERREIRA GULLAR: poesia participante (problemas sociais)


B) CONCRETISMO (VANGUARDA POÉTICA)

·         AUTORES INFLUENCIADORES: Oswald de Andrade (poemas radicais) e João Cabral de Melo Neto (linguagem econômica e objetiva)


CARACTERÍSTICAS:
 -ROMPIMENTO COM O DISCURSO TRADICIONAL

       -DESINTEGRAÇÃO COM O VERSO: verbal (aspecto sintático e semântico) / oral (aspecto sonoro) / visual (aspecto gráfico)

Ex.: beca coca cola
        babe cola
        beba coca
   babe cola
   caco
   cola
   CLOACA
(Décio Pignatari)

PRINCIPAIS AUTORES:
·         DÉCIO PIGNATARI
·         IRMÃOS:  AROLDO DE CAMPOS E AUGUSTO DE CAMPOS


C) FICÇÃO – CARACTERÍSTICAS:

·         NARRATIVAS INTERIORIZADAS: fluxo da consciência.

·         UTILIZAÇÃO DA PRIMEIRA PESSOA: narrador é a pessoa que confessa e o leitor é confidente.

·         APROXIMAÇÃO DA PROSA COM A POESIA: lirismo na prosa (ritmo, rima, aliterações, neologismo, etc.)


PRINCIPAIS AUTORES:

·     CLARICE LISPECTOR: “Perto do coração selvagem” (1943) / interiorização do ser humano / revalorização das palavras (entrelinhas)

·         GUIMARÃES ROSA: Sagarana (1946) e Grande sertão veredas (1956) / revalorização da linguagem (neologismo) / universalização do regional / particularidades da fala sertaneja.

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