Dentre as flexões relacionadas aos verbos figuram-se as de modo,
conjugadas aos tempos que a elas se relacionam.
Desta feita, ao nos referirmos ao tempo subjuntivo, o mesmo é caracterizado por uma incerteza, uma probabilidade em relação ao fato verbal. Como por exemplo:
Caso eu tenha que chegar um pouco mais cedo,
avise-me.
Teria condições de realizar um trabalho, se tivesse
planejado melhor.
Referindo-nos aos seus respectivos tempos, destacam-se: presente,
pretérito imperfeito e futuro, dentre os quais se pautam por apresentar algumas
formas fixas de construção. Às quais enfatizaremos a seguir, tendo como suporte
o verbo cantar:
Presente
|
Pretérito Imperfeito
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Futuro
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Que eu cante
|
Se eu cantasse
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Quando eu cantar
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Que tu cantes
|
Se tu cantasses
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Quando tu cantares
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Que ele cante
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Se ele cantasse
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Quando ele cantar
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Que nós cantemos
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Se nós cantássemos
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Quando nós cantarmos
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Que vós canteis
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Se vós cantásseis
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Quando vós cantardes
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Que eles cantem
|
Se eles cantassem
|
Quando eles cantarem
|
Em se tratando do modo imperativo, este indica uma
ordem, expressa um pedido, retrata um conselho, caracterizando a ação verbal. Como
podemos conferir adiante:
Alunos, tragam-me o histórico escolar com urgência.
Alunos, tragam-me o histórico escolar com urgência.
Não faças isto, pode ser arriscado e perigoso.
O modo imperativo apresenta-se sob duas formas – a afirmativa e
a negativa, cuja forma correta sobre como conjugá-las evidencia-se a
seguir:
Afirmativo
|
Negativo
|
Canta tu
|
Não cantes tu
|
Cante você
|
Não cante você
|
Cantemos nós
|
Não cantemos nós
|
Cantai vós
|
Não canteis vós
|
Cantem vocês
|
Não cantem vocês
|
Portanto, sempre que houver um verbo indicando dúvida
ou possibilidade, haverá uma incidência do modo subjuntivo, que se difere em
muito do modo indicativo, já que este é um modo verbal que expressa um fato ou
uma certeza.
O modo
subjuntivo é empregado em orações
subordinadas quando essas expressam sentimento, hipótese, probabilidade ou
incerteza. Observe os exemplos:
Talvez eu vá à escola amanhã.
Se eles partirem no primeiro voo da manhã, talvez consigam chegar ao destino ainda hoje.
Se eu contasse minha história, ninguém acreditaria.
Você
observou que, quando os verbos estão empregados no modo
subjuntivo, transmitem uma ideia de possibilidade, nunca de certeza? Outra
característica desse modo verbal pode ser percebida: sua extrema dependência
com outro verbo justamente por estar expresso em orações subordinadas que
conferem sentido à ação verbal.
A seção com a qual você se depara neste momento diz
respeito às orações coordenadas e orações subordinadas. Pois bem, sem nenhuma
dúvida, tal fato linguístico o (a) faz relembrar algo: período composto.
1.
Ela chegou e apresentou as novas ações a serem
executadas.
Em
termos de construção sintática, não precisamos ir muito além para constatarmos
que as duas orações não mantêm entre si nenhuma relação de dependência para que
se tornem decifráveis, completas. Isso significa dizer que se classificam como orações coordenadas.
2.
Assim
que ela chegou, apresentou as novas ações a serem
executadas.
Em se tratando dos elementos sintáticos, não
podemos afirmar que tais orações se assemelham às coordenadas, haja vista que a
primeira oração (assim que ela chegou) apresenta uma relação de dependência
para com a segunda – o que significa afirmar que se classificam como orações subordinadas.
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