segunda-feira, 10 de agosto de 2015

MODO SUBJUNTIVO

Dentre as flexões relacionadas aos verbos figuram-se as de modo, conjugadas aos tempos que a elas se relacionam.

Desta feita, ao nos referirmos ao tempo subjuntivo, o mesmo é caracterizado por uma incerteza, uma probabilidade em relação ao fato verbal. Como por exemplo:
Caso eu tenha que chegar um pouco mais cedo, avise-me.
Teria condições de realizar um trabalho, se tivesse planejado melhor.



Referindo-nos aos seus respectivos tempos, destacam-se: presente, pretérito imperfeito e futuro, dentre os quais se pautam por apresentar algumas formas fixas de construção. Às quais enfatizaremos a seguir, tendo como suporte o verbo cantar:
Presente
Pretérito Imperfeito
Futuro
Que eu cante
Se eu cantasse
Quando eu cantar
Que tu cantes
Se tu cantasses
Quando tu cantares
Que ele cante
Se ele cantasse
Quando ele cantar
Que nós cantemos
Se nós cantássemos
Quando nós cantarmos
Que vós canteis
Se vós cantásseis
Quando vós cantardes
Que eles cantem
Se eles cantassem
Quando eles cantarem


Em se tratando do modo imperativo, este indica uma ordem, expressa um pedido, retrata um conselho, caracterizando a ação verbal. Como podemos conferir adiante:
Alunos, tragam-me o histórico escolar com urgência.
Não faças isto, pode ser arriscado e perigoso.

O modo imperativo apresenta-se sob duas formas – a afirmativa e a negativa, cuja forma correta sobre como conjugá-las evidencia-se a seguir:

Afirmativo
Negativo
Canta tu
Não cantes tu
Cante você
Não cante você
Cantemos nós
Não cantemos nós
Cantai vós
Não canteis vós
Cantem vocês
Não cantem vocês
Portanto, sempre que houver um verbo indicando dúvida ou possibilidade, haverá uma incidência do modo subjuntivo, que se difere em muito do modo indicativo, já que este é um modo verbal que expressa um fato ou uma certeza.

O modo subjuntivo é empregado em orações subordinadas quando essas expressam sentimento, hipótese, probabilidade ou incerteza. Observe os exemplos:
Talvez eu  à escola amanhã.
Se eles partirem no primeiro voo da manhã, talvez consigam chegar ao destino ainda hoje.
Se eu contasse minha história, ninguém acreditaria.

Você observou que, quando os verbos estão empregados no modo subjuntivo, transmitem uma ideia de possibilidade, nunca de certeza? Outra característica desse modo verbal pode ser percebida: sua extrema dependência com outro verbo justamente por estar expresso em orações subordinadas que conferem sentido à ação verbal.
                                                                                                          
A seção com a qual você se depara neste momento diz respeito às orações coordenadas e orações subordinadas. Pois bem, sem nenhuma dúvida, tal fato linguístico o (a) faz relembrar algo: período composto.
1.      Ela chegou e apresentou as novas ações a serem executadas.
       Em termos de construção sintática, não precisamos ir muito além para constatarmos que as duas orações não mantêm entre si nenhuma relação de dependência para que se tornem decifráveis, completas. Isso significa dizer que se classificam como orações coordenadas.

2.      Assim que ela chegou, apresentou as novas ações a serem executadas.
      Em se tratando dos elementos sintáticos, não podemos afirmar que tais orações se assemelham às coordenadas, haja vista que a primeira oração (assim que ela chegou) apresenta uma relação de dependência para com a segunda – o que significa afirmar que se classificam como orações subordinadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário