REALISMO/NATURALISMO
(1881 - 1893)
Panorama histórico:
- Socialismo, cientificismo, evolucionismo,
positivismo, lutas antiburguesas, 2ª Rev. Industrial;
Em
1881, com a publicação de “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de
Assis, inicia-se o Realismo no Brasil.
No
Brasil: abolição, República, romance naturalista, poesia parnasiana.
Características do Realismo:
Objetivismo;
Descrições
e adjetivações objetivas;
Linguagem
culta e direta;
Mulher
não idealizada; real. Ex.: Marcela e
Virgília (Memórias Póstumas de Brás
Cubas), Sofia (Quincas Borba)...
Amor
e outros interesses subordinados aos interesses sociais;
Herói
problemático;
Narrativa
lenta, tempo psicológico;
Personagens
trabalhados psicologicamente.
Principal
autor:
Machado de Assis com
“Memórias Póstumas de Brás Cubas” (1881); “Quincas Borba”, “Dom Casmurro”,
“Esaú e Jacó” e “Memorial de Aires”.
MACHADO DE ASSIS E O ROMANCE REALISTA
1ª FASE (Tendências românticas) Obras: Ressurreição, A mão e a luva, Helena, Iaiá
Garcia
Características Gerais:
- crença nos valores da época;
- estrutura de folhetim
- esquematismo psicológico.
2ª FASE (Tendências realistas)
- Obras: Memórias Póstumas de
Brás Cubas, Quincas Borba, Dom Casmurro, Esaú e Jacó e Memorial de Aires.
Características
Gerais:
- Análise psicológica (os seres vistos em sua
complexidade psíquica)
- Análise dos valores sociais (os valores que
a sociedade cria para justificar sua própria existência)
-
Pessimismo (descrença nos indivíduos e na organização social)
- Ironia (o chamado “sense of humor”,
inspirado nos ingleses Stern e Swift)
- Refinamento da linguagem narrativa.
Principais personagens:
Brás Cubas, Vigília, Quincas – (Memórias Póstumas
de Brás Cubas)
Bentinho,
Capitu, Escobar, José Dias, – (Dom
Casmurro)
Quincas Borba, O cão e o Filósofo, Rubião, Sofia e
Palha – (Quincas Borba)
ROMANTISMO x REALISMO
Principais
diferenças entre Romantismo e Realismo:
ROMANTISMO (1836-1881)
A
terceira geração do romantismo também é conhecida como Condoreirismo
caracterizado por certa afetação da humildade.
- Ênfase na fantasia;
- Predomínio da emoção;
- Proximidade emocional entre autor e os
temas;
- Subjetividade;
- Escapismo (literatura como fuga da
realidade);
- Personagens idealizados;
- Nacionalismo;
Ø
REALISMO
(1881 – 1893
Podemos
verificar que o Realismo revela:
I
senso do contemporâneo. Encara o presente do mesmo modo que romantismo se volta
para o passado ou para o futuro.
II o retrato da vida pelo método da documentação, em que a seleção e a
síntese operam buscando um sentido para o encadeamento dos fatos.
III técnica minuciosa, dando a impressão de lentidão, de marcha quieta e
gradativa pelos meandros dos conflitos, dos êxitos e dos fracassos.
- Ênfase na realidade
(razão);
- Predomínio da razão (análise e crítica do
presente);
- Distanciamento racional entre o autor e os
temas;
- Objetividade;
- Engajamento (literatura como forma de
transformar a realidade)
- Retrato fiel das personagens;
- A mulher numa visão real, sem
idealizações...
- Universalismo.
Naturalismo (características)
As Tentativas de submeter o Homem a leis
determinadas são consequências das ciências, na segunda metade do século XIX.
- Determinismo biológico;
- Objetivismo científico;
- Temas de patologia social;
- Observação e análise da realidade;
Ser
humano descrito sob a ótica do animalesco e do sensual;
- Linguagem simples;
- Descrição e narrativa lentas
- Impessoalidade;
- Preocupação com detalhes.
Principais autores:
Aluísio Azevedo,
“O
mulato”, em 1881: início do Naturalismo no Brasil; “O Cortiço”,
Raul Pompéia, “O Ateneu”.
DIFERENÇAS ENTRE REALISMO E NATURALISMO
REALISMO
- Forte influência da literatura de Gustave
Flaubert (França).
- Romance documental, apoiado na observação e
na análise.
- A investigação da sociedade e dos caracteres
individuais é feita “de dentro para fora”, por meio de análise psicológica
capaz de abranger sua complexidade, utilizando a ironia, que sugere e aponta,
em vez de afirmar.
- Volta-se para a psicologia, centrando-se
mais no indivíduo.
- As obras retratam e criticam as classes
dominantes, a alta burguesia urbana e, normalmente, os personagens pertencem a
esta classe social.
- O tratamento imparcial e objetivo dos temas garante ao leitor um espaço de
interpretação, de elaboração de suas próprias conclusões a respeito das obras.
Naturalismo
- Forte influência da literatura de Émile Zola
(França).
- Romance experimental, apoiado na
experimentação e observação científica.
- A investigação da sociedade e dos caracteres
individuais ocorre “de fora para dentro”, os personagens tendem a se
simplificar, pois são vistos como joguetes, pacientes dos fatores biológicos,
históricos e sociais que determinam suas ações, pensamentos e sentimento.
- Volta-se para a biologia e a patologia,
centrando-se mais no social.
- As obras retratam as camadas inferiores, o
proletariado, os marginalizados e, normalmente, os personagens são oriundos
dessas classes sociais mais baixas.
- o tratamento dos temas com base em uma visão
determinista conduz e direciona as conclusões do leitor e empobrece
literariamente os textos.
ALUÍSIO AZEVEDO
(1857-MA,1913–BUENOS AIRES)
(1857-MA,1913–BUENOS AIRES)
Principais características:
- Expressão de destaque no naturalismo
brasileiro;
- Sua linguagem literária era chocante,
objetiva e direta. Procurava denunciar pela palavra a miséria, a corrupção
moral. Muitos de seus personagens são doentes físicos, mentais, vítimas de suas
próprias imperfeições.
- Demonstrava nítida preocupação com as
classes marginalizadas pela sociedade.
OUTRAS OBRAS
- O Mulato
- Casa de Pensão
- O Cortiço (obra máxima do Naturalismo
brasileiro).
O CORTIÇO
- Revelação da miséria urbana
- Enfoque nas classes marginais
- Determinismo do meio (tese dominante)
- Domínio do coletivo sobre o individual
- Desagregação dos instintos
- Principais personagens: João Romão,
Bertoleza, Miranda, Jerônimo, Rita Baiana e Pombinha.
RAUL POMPÉIA (1863 – 1895)
Principais características:
-
Nasceu em Angra dos Reis e suicidou-se no Rio de Janeiro, na noite de Natal.
-
Sua obra “O Ateneu” apresenta inspiração na adolescência do autor (estudou num
colégio interno, o Colégio Abílio)
- Sua técnica se prende ao Impressionismo em
que o artista enfatiza a impressão que a realidade despertou nele.
ARTUR AZEVEDO (1855-1908)
Artur
Nabantino Gonçalves de Azevedo (1855-1908), irmão mais velho de Aluísio de
Azevedo, foi contista, jornalista, tradutor, crítico e, principalmente,
teatrólogo. Autor de mais de 70 peças de teatro, pode junto com Martins Pena ser considerado um dos criadores da dramaturgia nacional. Sua obra era
afinada com o gosto popular, e continham, assim como sua poesia e seus contos,
elementos cômicos. Artur Azevedo teve vários empregos burocráticos (como muitos
escritores do século XIX) enquanto escrevia. Azevedo também é o provável autor
da primeira crítica de cinema. A Capital Federal é uma peça de teatro.
Características
Literárias
Aluísio Azevedo, introdutor do Naturalismo
no Brasil, inspirado por Zola (1840-1902) e Eça de Queirós (1845-1900), escreve
romances para o cenário brasileiro. Sua obra, marcada de altos e baixos,
retrata o meio maranhense da época, expõe preconceitos e satiriza os hábitos
dos típicos moradores de São Luís. A luta do escritor se volta contra o
conservadorismo e a forte presença do clero, responsável pela falta de ação dos
habitantes maranhenses. Entretanto, como não é mestre na análise do íntimo de
suas personagens, não cria tipos, mas dedica-se à descrição das massas, observando-as
do exterior e privilegiando o relato do pormenor. Suas narrativas se organizam
em torno de episódios e diálogos freqüentes, geralmente, comandados por
narradores oniscientes. Em O Cortiço
[Ver Antologia],
sua grande obra, reúne vários tipos da sociedade do período: o português
ganancioso, o negro, o mestiço e o fidalgo burguês.
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