segunda-feira, 25 de outubro de 2010

As Artes dos ISMOS

             IDADE CONTEMPORÂNEA
NEOCLASSICISMO 
expressou os valores próprios de uma nova e fortalecida burguesia, que assumiu a direção da Sociedade européia aos a Revolução de Francesa e principalmente com o Império de Napoleão.

Principais características deste movimento:

a) Retorno ao passado, pela imitação dos modelos antigos greco-romano;

b) Academicismo nos temas e nas técnicas;

c) Arte entendida como imitação da natureza, nem verdadeiro culto à teoria de Aristóteles.

 
2. FAUVISMO
(em francês fauves significa feras), os artistas usavam cores puras, sem misturá-las ou matizá-las.

Principais características deste movimento:

a) Criar em arte, não tem relação com o intelecto e nem com sentimentos;

b) Criar é seguir os impulsos do instinto, as sensações primárias;

c) A cor pura deve ser exaltada;

d) As linhas e as cores devem nascer impulsivamente e traduzir as sensações elementares.

 
3. ARTE ROMÂNTICA
o século XIX foi agitado por fortes mudanças sociais, políticas e culturais causada pela Revolução Industrial e pela Revolução Francesa no final do século XVIII. Os artistas românticos procuravam se libertar das convenções acadêmicas em favor da livre expressão da personalidade do artista.

Principais características deste movimento:

a) A valorização dos sentimentos e da imaginação;

b) O nacionalismo;

c) A valorização da natureza como princípios da criação artística e

d) Os sentimentos do presente.

Principais artistas: Goya, Turner e Delacroix.

 
4. CONSTRUTIVISMO
trata-se de um abstrato geométrico que busca movimento perspectivo vibratório através das cores e linhas. É a síntese das teorias abstratas e científicas da arte moderna. É uma pintura em duas dimensões.

Principal artista: Mondrian

 
5. REALISMO
entre 1850 e 1900 surge nas artes européias, sobretudo na pintura francesa, uma nova tendência estética chamada Realismo, que se desenvolveu ao lado da crescente industrialização das sociedades. O homem europeu, que tinha aprendido a utilizar o conhecimento científico e a técnica para interpretar e dominar a natureza convenceu-se de que precisava ser realista, inclusive em suas criações artísticas, deixando de lado as visões subjetivas e emotivas da realidade.

Principais características deste movimento:

a) O cientificismo;

b) A valorização do objeto;

c) O sóbrio e o minucioso e

d) A expressão da realidade e dos aspectos descritivos.

Principais artistas: Gustavo Eiffel, Balzac, Courbet, etc.


6. SURREALISMO 
foi por excelência a corrente artística moderna da representação do irracional e do subconsciente. Suas origens devem ser buscada no dadaísmo e na pintura metafísica de Giorgio De Chirico. Principais artistas: Salvador Dali e Joan Miro.


7. FUTURISMO
os futuristas saúdam a era moderna, aderindo entusiasticamente à máquina. O poeta italiano Marinetti disse: “o esplendor do mundo enriqueceu-se com uma nova beleza: a velocidade.”. Ele estava se referindo ao automóvel. Principais artistas: Giacomo Balla, Carlo Carra, Umberto Boccioni, etc.



8. IMPRESSIONISMO
foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências do século XX. O nome do movimento é derivado da obra Impressão, Nascer do Sol (1872), de Claude Monet. Os autores impressionistas não mais se preocupavam com os preceitos do Realismo ou da academia. A busca pelos elementos fundamentais de cada arte levou os pintores impressionistas a pesquisar a produção pictórica não mais interessados em temáticas nobres ou no retrato fiel da realidade, mas em ver o quadro como obra em si mesma. A luz e o movimento utilizando pinceladas soltas tornam-se o principal elemento da pintura, sendo que geralmente as telas eram pintadas.

Principais características deste movimento:

a) A pintura deve mostrar as tonalidades que os objetos adquirem ao refletir a luz do sol num determinado momento, pois as cores da natureza mudam constantemente, dependendo da incidência da luz do sol;

b) As figuras não devem ter contornos nítidos;

c) As sombras devem ser luminosas e coloridas, tal como é a impressão visual que nos causam. O preto jamais é usado em uma obra impressionista plena;

d) Os contrastes de luz e sombra devem ser obtidos de acordo com a lei das cores complementares. Assim um amarelo próximo a um violeta produz um efeito mais real do que um claro-escuro muito utilizado pelos academicistas no passado. Essa orientação viria dar mais tarde origem ao pontilhismo e

e) As cores e tonalidades não devem ser misturadas e sim puras.

Entre os principais expoentes do Impressionismo estão Claude Monet, Edgar Degas e Renoir.

9. DADAÍSMO
O movimento Dadá (Dada) ou Dadaísmo foi uma vanguarda moderna fundada em Zurique, em 1916, por um grupo de escritores e artistas plásticos.

a) É caracterizado pela oposição a qualquer tipo de equilíbrio, pela combinação de pessimismo irônico e ingenuidade radical, pelo ceticismo absoluto e improvisação. Enfatizou o ilógico e o absurdo. Entretanto, apesar da aparente falta de sentido, o movimento protestava contra a loucura da guerra. Assim, sua principal estratégia era mesmo denunciar e escandalizar.

10. EXPRESSIONISMO
O Expressionismo é a arte do instinto, trata-se de uma pintura dramática, subjetiva, “expressando” sentimentos humanos. Utilizando cores irreais, dá forma plástica ao amor, ao ciúme, ao medo, à solidão, à miséria humana, à prostituição. Deforma-se a figura, para ressaltar o sentimento. Predominância dos valores emocionais sobre os intelectuais. Corrente artística concentrada especialmente na Alemanha entre 1905 e 1930.

Principais características deste movimento:

a) Pesquisa no domínio psicológico;

b) Cores resplandecentes, vibrantes, fundidas ou separadas;

c) Dinamismo improvisado, abrupto, inesperado;

d) Pasta grossa, martelada, áspera;

e) Técnica violenta: o pincel ou espátula vai e vem, fazendo e refazendo, empastando ou provocando explosões e

f) Preferência pelo patético, trágico e sombrio.

Principais artistas são: Paul Gauguin, Paul Cézanne, Vicent Van Gogh Toulouse-Lautrec, Munch e Paul Klee.


11. CUBISMO
originou-se na obra de Cézanne, pois para ele a pintura deveria tratar as formas da natureza como se fossem cones, esferas e cilindros. Entretanto, os cubistas foram mais longe do que Cézanne. Passaram a representar os objetos com todas as suas partes num mesmo plano. Na verdade, essa atitude de decompor os objetos não tinha nenhum compromisso de fidelidade com a aparência real das coisas. O pintor cubista tenta representar os objetos em três dimensões, numa superfície plana, sob formas geométricas, com o predomínio de linhas retas. Não representa, mas sugere a estrutura dos corpos ou objetos. Representa-os como se movimentassem em torno deles, vendo-os sob todos os ângulos visuais, por cima e por baixo, percebendo todos os planos e volumes.

Principais características deste movimento:

a) Geometrização das formas e volumes;

b) Renúncia à perspectiva;

c) O claro-escuro perde sua função;

d) Representação do volume colorido sobre superfícies planas;

e) Sensação de pintura escultórica;

f) Cores austeras, do branco ao negro passando pelo cinza, por um ocre apagado ou um castanho suave.

Principais artistas são: Pablo Picasso, Georges Braque e Tarsila do Amaral

                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário