Dissertar: debater, discutir, questionar, expressar o nosso ponto de vista, qualquer que seja. Desenvolver raciocínio, desenvolver argumentos que fundamentam nossa posição. Polemizar, inclusive, com argumentos contrários aos nossos. Estabelecer relações de causa e conseqüência. Dar exemplos. Tirar conclusões. Apresentar um texto com organização lógica de nossas ideias.
TÍTULO TEMA
1. É uma referência vaga de um assunto. | 1. É uma afirmação sobre determinado assunto, no qual se percebe uma tomada de posição. |
2. É uma expressão mais curta que o tema. | 2. É uma oração que apresenta um começo, meio e fim. |
3. Na maioria das vezes, não contém um verbo. | 3. Por ser uma oração, deve apresentar ao menos um verbo. |
Esquema básico de dissertação:
1º Parágrafo | Apresentação do TEMA (com ligeira ampliação) 4 linhas | Introdução |
2º Parágrafo | Causa (com complicações adicionais) 6 linhas | Desenvolvimento |
3º Parágrafo | Conseqüências (com complicações adicionais) 6 linhas |
4º Parágrafo | (expressão inicial + reafirmação do TEMA + observação final) 4 linhas | Conclusão |
O que não dever ser feito em uma dissertação: Gírias – Provérbios – Nunca se inclua em sua dissertação – Propagação religiosa – Emoções exageradas – Citar fatos que não sejam de conhecimentopúblico. – Repetição de palavras – Inovar o alfabeto – Analisar o tema por apenas um ângulo radical/parcial.
TEMA→ “O Brasil tem enfrentado, nestes últimos anos, gravíssimos problemas econômicos.”
CAUSA→“Nosso país contraiu uma dívida externa de proporções incalculáveis.”
CONSEQUÊNCIA→ “Durante muito tempo canalizaremos uma enorme verba para o pagamento dessa dívida, ao invés de utilizar esse capital em obras que beneficiem a população.”
Conectivos para se fazer uma ótima redação, pois sem eles não há coesão:
a) assim, desse modo: tem um valor exemplificativo e complementa;
b) e: enuncia o desenvolvimento do discurso e não a repetição do que foi dito antes;
c) ainda: serve, entre outras coisas, para introduzir mais um argumento a favor de determinada conclusão, ou para incluir um elemento a mais dentro de um conjunto qualquer;
d) aliás, além do mais, além de tudo, além disso: introduzem um elemento decisivo; e) isto é, quer dizer, ou seja, em outras palavras;
f) mas, porém, contudo, todavia: marcam oposição entre dois segmentos do texto; g) embora, ainda que, mesmo que: relação de contradição e de concessão.
- É bom evitar a utilização das palavras abaixo relacionadas para dar início a parágrafos: todavia - inclusive - porém - também - mas - pois - embora - já que.
- Dê preferência para iniciar parágrafos com: contudo - no entanto - portanto - dessa forma - entretanto - por conseguinte - relacionado a isso.
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