segunda-feira, 25 de outubro de 2010

DISSERTAÇÃO

Dissertar é expor ideias em torno de um problema qualquer.
Dissertar: debater, discutir, questionar, expressar o nosso ponto de vista, qualquer que seja. Desenvolver raciocínio, desenvolver argumentos que fundamentam nossa posição. Polemizar, inclusive, com argumentos contrários aos nossos. Estabelecer relações de causa e conseqüência. Dar exemplos. Tirar conclusões. Apresentar um texto com organização lógica de nossas ideias.

                             TÍTULO                                                               TEMA
1. É uma referência vaga de um assunto.

1. É uma afirmação sobre determinado assunto, no qual se percebe uma tomada de posição.
2. É uma expressão mais curta que o tema.

2. É uma oração que apresenta um começo, meio e fim.
3. Na maioria das vezes, não contém um verbo.

3. Por ser uma oração, deve apresentar ao menos um verbo.


Esquema básico de dissertação:


Parágrafo
Apresentação do TEMA (com ligeira ampliação)                   4 linhas
Introdução


Parágrafo
Causa (com complicações adicionais)                                     6 linhas
Desenvolvimento


Parágrafo
Conseqüências (com complicações adicionais)           6 linhas



Parágrafo
(expressão inicial + reafirmação do TEMA + observação final)
                                                                                                 4 linhas
Conclusão


O que não dever ser feito em uma dissertação: Gírias – Provérbios – Nunca se inclua em sua dissertação – Propagação religiosa – Emoções exageradas – Citar fatos que não sejam de conhecimentopúblico. – Repetição de palavras – Inovar o alfabeto – Analisar o tema por apenas um ângulo radical/parcial.

TEMA→ “O Brasil tem enfrentado, nestes últimos anos, gravíssimos problemas econômicos.”

CAUSA→“Nosso país contraiu uma dívida externa de proporções incalculáveis.”

CONSEQUÊNCIA→ “Durante muito tempo canalizaremos uma enorme verba para o pagamento dessa dívida, ao invés de utilizar esse capital em obras que beneficiem a população.”


Conectivos para se fazer uma ótima redação, pois sem eles não há coesão:

a) assim, desse modo: tem um valor exemplificativo e complementa;
b) e: enuncia o desenvolvimento do discurso e não a repetição do que foi dito antes;
c) ainda: serve, entre outras coisas, para introduzir mais um argumento a favor de determinada conclusão, ou para incluir um elemento a mais dentro de um conjunto qualquer;
d) aliás, além do mais, além de tudo, além disso: introduzem um elemento decisivo; e) isto é, quer dizer, ou seja, em outras palavras;
f) mas, porém, contudo, todavia: marcam oposição entre dois segmentos do texto; g) embora, ainda que, mesmo que: relação de contradição e de concessão.

  • É bom evitar a utilização das palavras abaixo relacionadas para dar início a parágrafos: todavia - inclusive - porém - também - mas - pois - embora - já que.

  • Dê preferência para iniciar parágrafos com: contudo - no entanto - portanto - dessa forma - entretanto - por conseguinte - relacionado a isso.

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